Spotters em Ação no famoso spotter point de Guarulhos
- Caddu Souza
- 4 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Texto de: Caddu Souza
fotos: Caddu Souza, Estevam Gelain e Jefferson Chagas.
E ontem (03) foi dia de aproveitar a tarde ensolarada de sexta-feira para fazer o que há de melhor para os spotters da região de Guarulhos e cidades aos arredores. "fotar aviões".
A gíria "fotar" que vem de fotografar foi "criada" pelo spotter Alexandre Bezerra, mais conhecido como Xandão, e aliás, fotar foi o que mais se fez nesta sexta-feira no famoso spotting point de Guarulhos e do Brasil, o Morrinho de Guarulhos.

Dentre os presentes, Jefferson Chagas um dos spotters que frequenta o aeroporto com frequência chegou por volta das 09 horas para aproveitar bem o dia e fotografar todos os movimentos do aeroporto, além de colocar o papo em ordem com os amigos. Este também foi o mesmo direcionamento do spotter Deniz Santos que também marcou presença nesta sexta-feira no Morrinho.

Nesta sexta-feira, o encontro promovido entre os spotter reuniu uma pequena fatia dos amantes da aviação e do hobbie, porém, há encontros com participação assidua de centenas de spotters como o que ocorrerá no próximo dia 11.
Spotter é o ato de observar, fotografar ou registrar a matrícula de uma ou mais aeronaves, planadores, balões, dirigíveis, helicópteros e ultraleves. Os spotters, como são chamados, são conhecidos por sempre estar em aeroportos, sozinho ou em grupos fotografando e observando aeronaves, com câmeras compactas até câmeras DSLR.
O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial em alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães e começaram a encarregar cidadãos para lançarem um alerta no caso de aproximação dos bombardeiros.
Hoje o hobby é praticado em quase todo o mundo e continua crescendo cada vez mais. Há sites onde os spotters compartilham suas fotos e organizam encontros e eventos em aeroportos para o spotting.
Na Europa é comum ver aeroportos oferecerem áreas dedicadas a observação de aeronaves, caso o aeroporto não tenha uma, os spotters procuram locais ao redor do aeroporto onde se tenha uma visão razoável do movimento das aeronaves.

Juntos, o grupo de spotters permaneceram durante toda esta sexta-feira aproveitando o dia, conversando, trocando informações e ideias, o encontro também é marcado para rever amigos ou ainda fazer novas amizades, um dos pontos altos destes encontros. Há que aproveito este tipo de encontro para realizar negócios, sim, negócios, pois há entusiastas que negociam itens de spotting e coleção como maquetes, chaveiros, camisetas, safety cards (instruções de segurança que ficam a bordo das aeronaves) e outros itens de aviação como revistas, fotos e botons. Seja com câmeras potentes, ou com cameras do dia-a-dia como a do spotter Estevam Gelain, o importante é participar e contribuir de alguma forma com a cultura aeronáutica do país.

Neste encontro, houve ainda a aparição de um Airbus A321-200 da companhia aérea LATAM que ficou em frente aos spotters para a realização de testes de motores, acima, podemos ver o momento em que a aeronave estava sendo rebocada para a posição determinada pela concessionária do aeroporto para a realização dos testes, neste ato, os motores da aeronave é exaustivamente testado como se estivesse no ar, ou seja, em pleno funcionamento, este teste é importante para verificar se todos os componentes estão de acordo para o voo efetivamente.

Outro fator que contribuiu para o encontro nesta sexta-feira foi a mudança da posição de pousos e decolagens, onde por volta das 15:00 a pista alternou para a cabeceira 27 ao inves da 09 mais tradicional, com isto, toda a movimentação de aeronaves passou em frente ao morrinho e aos spotters que puderam ter uma visão ainda mais perto.

O ponto alto do encontro foi o pouso do Airbus A340-600 da companhia africana South African Airways com a pintura da aliança global Star Alliance. A aeronave é alternada na rota Johanesburgo - São Paulo com o Airbus A330-300 e neste dia os spotters e todos os presentes puderam matar a saudade da aeronave.
A todos que queiram visitar o Morrinho de Guarulhos, pedimos que entrem em contato com os administradores da página GRU Online ou ainda como conhecidos de outras páginas para pegar maiores informações. O morrinho está localizado à 50 metros do Terminal de ônibus do São João em Guarulhos, e tem fácil acesso a todos, contudo, medidas de segurança devem ser conhecidas.
Participaram do encontro além dos spotters citados na matéria: Caddu Souza, Gustavo Braga, Mateus Tirado, Kayo Marques, Guilherme, Pedro Silva, Higor Vasconcelos e Axel Hyago.
Comentarios